Mudar linguagem para Inglês
Mudar linguagem para Espanhol
Mudar linguagem para Português
Busca

Carcara (Caracara plancus) - Challenging your dreams
Onça pintada - Pantanal - Daniel de Granville
Passeio no Pantanal - Roberta Coelho
Tucano - André Seale
 Jacaré-de-papo-amarelo (Caiman latirostris)- Daniel de Granville
 Passeio no Pantanal - André Seale


Notícias

22/02/2010 - 08h54

Gado começa a ser transportado no Pantanal

 
 

A+

A-

Altera o tamanho da letra

 

Com a chegada do período das águas, a movimentação do gado no Pantanal começa mais cedo este ano. Comitivas, caminhões e boieiros (embarcações próprias para transportar bovinos e equinos) já estão trabalhando para que o gado escape das inundações causadas pelo transbordamento do Rio Paraguai e seus afluentes (Cuiabá, São Lourenço, Piquiri, Taquari, Miranda e Aquidauana).

Fazendeiros estão sendo orientados a retirar os animais o mais rápido possível da spartes baixas, como o Pantanal da Nhecolândia, onde segundo previsão da Agência Estadual de Empreendimentos (Agesul), a Estrada-Parque deve ser interditada em 25 dias. Já as águas dos rios Miranda, Aquidauana, Negro e Abobral invadiram os campos.

O período das cheias é mais forte nas sub-regiões da Nhecolândia e Paiaguás. Por conta também do transbordamento do Rio Taquari, atinge também as propriedades situadas até a Serra do Amolar, ao norte de Corumbá.

Situação - Algumas fazendas do Paiaguás se encontram isoladas, onde o acesso se dá somente por avião, no momento. Daí a necessidade de se retirar o gado urgente.

As chuvas são diárias nestes locais e a concentração de pernilongos está muito maior. Entretanto, o calor está cada dia mais insuportável, segundo os moradores.

Mato Grosso - Na cidade de Cáceres, banhada pelo Rio Paraguai, o dia de ontem alcançou, segundo régua, 5,57 metros. O nível do rio, citado anteriormente, está 17cm acima do nível de alerta estabelecido pelas autoridades de segurança, que é 5,40 metros.

Os prejuízos já atingem a zona rural, onde o transporte escolar está paralisado. Produtores de leite e agricultores também estão impedidos de transportar sua produção.

Por Bárbara Ferragini
Com informações de Jornal Correio do Estado

A reprodução integral ou parcial de textos e fotos deste portal somente é permitida com créditos para o autor e link para a página de onde foi transcrito. É expressamente proibida a reprodução total ou parcial das fotos das galerias sem a autorização prévia dos fotógrafos, os quais estão devidamente creditados nos nomes das galeriasCaso você seja autor de alguma imagem ou texto publicados neste site e deseja remoção ou correção, clique aqui para preencher o formulário de solicitação.


Receba nossa NewsLetter
Name:
E-mail:
Código de segurança:
->