Mudar linguagem para Inglês
Mudar linguagem para Espanhol
Mudar linguagem para Português
Busca

 Jacaré-de-papo-amarelo (Caiman latirostris)- Daniel de Granville
Jaguatirica - André Seale
Tucano - André Seale
 Lobinho (Cerdocyon thous) - Christian Dalgas Frisch
Vitória régia do Pantanal - Daniel de Granville
 Passeio no Pantanal - André Seale


Notícias

17/11/2009 - 11h23

Embrapa apresenta resultados da Prova Nelore 2009

 
 

A+

A-

Altera o tamanho da letra

 

Após um período de adaptação que teve início no dia 15 de maio deste ano, 93 bezerros da raça Nelore recém-desmamados foram submetidos a uma prova em confinamento na Embrapa Gado de Corte, em Campo Grande-MS, seguindo a metodologia recomendada pela Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), conhecida por EPMURAS (estrutura, precocidade, musculosidade, umbigo, características raciais, de aprumos e sexuais).

A avaliação final dos animais considerou determinadas características, como o peso corporal ajustado para 426 dias, o ganho médio diário de peso durante a prova (GMD), a área de olho-de-lombo (AOL) e a espessura de gordura subcutânea (EG).

Após as devidas correções das variáveis e observando os valores de desvios-padrão do índice, 18 animais foram classificados na categoria Elite, 31 na Superior, 29 na Regular e 15 na Inferior. Os Elite demonstraram extremo potencial, com estimativa de 16 arrobas de carcaça e 3,4 mm de cobertura de gordura, aos quatorze meses de idade, classificando-os como superprecoces.

De acordo com os pesquisadores da Embrapa, uma das maiores dificuldades na realização desta prova foram os fatores climáticos. Normalmente, segundo eles, os confinamentos em ambientes abertos são realizados na época seca do ano, entre maio e outubro, para melhor conforto dos animais e trato dos mesmos. Porém, este ano a combinação de chuvas frequentes com frio "constituiu um grande desafio tanto para o desempenho dos animais quanto para a administração da prova", afirma o cientista e responsável técnico da prova de ganho de peso, Antonio do Nascimento Rosa.

"Apesar disso e considerando que a dieta em 2009 foi de qualidade inferior a de 2008 observou-se resultados surpreendentes com relação à qualidade da carcaça dos animais", continua Antonio Rosa. "Em 2009, a área de olho-de-lombo (média de 66 cm2) e a espessura de gordura (média de 2,8 mm) apresentaram valores, respectivamente, 10% e 17% superiores aos observados no ano passado: uma nova demonstração do potencial de melhoramento da raça Nelore," ressalta o pesquisador da Embrapa.

Premiação

Um dos objetivos da prova de peso é identificar e selecionar os animais superiores e promover a reprodução diferenciada dos mesmos, de forma a realizar o melhoramento genético da raça como um todo.

Na última semana, a Nelore MS premiou os ganhadores da Prova, em cerimônia realizada no Parque de Exposições Laucídio Coelho, em Campo Grande. Depois disso, 21 dos animais melhores classificados na prova foram leiloados. A média geral de preços foi de R$ 4.125 e o gado detentor do primeiro lugar veio do criatório de Rubens Catenacci, da cidade de Camapuã-MS e foi arrematado pelo valor de oito mil reais.

A Prova de Ganho de Peso e Avaliação Morfológica é um projeto da Associação Sul-Mato-grossense de Criadores de Nelore (ASCN) desenvolvido em parceria com a Embrapa Gado de Corte e o apoio da ABCZ e Designer Genes Technology - Brasil.

Durante este trabalho, vários especialistas estiveram envolvidos, entre eles: a diretoria da ASCN; os pesquisadores da Embrapa Gado de Corte Geraldo Figueiredo, Roberto Torres e Antonio Rosa; os empregados do Setor de Produção Animal e tratadores de animais da Embrapa; os técnicos do Programa Embrapa-Geneplus, os jurados da ABCZ, dentre outros.

Fonte: Embrapa Gado de Corte

A reprodução integral ou parcial de textos e fotos deste portal somente é permitida com créditos para o autor e link para a página de onde foi transcrito. É expressamente proibida a reprodução total ou parcial das fotos das galerias sem a autorização prévia dos fotógrafos, os quais estão devidamente creditados nos nomes das galeriasCaso você seja autor de alguma imagem ou texto publicados neste site e deseja remoção ou correção, clique aqui para preencher o formulário de solicitação.


Receba nossa NewsLetter
Name:
E-mail:
Código de segurança:
->