Mudar linguagem para Inglês
Mudar linguagem para Espanhol
Mudar linguagem para Português
Busca

Passeio no Pantanal - Roberta Coelho
 Jacaré-de-papo-amarelo (Caiman latirostris)- Daniel de Granville
Vitória régia do Pantanal - Daniel de Granville
Pantanal - Daniel de Granville
Onça Pintada Rio Negro - Daniel de Granville
 Passeio no Pantanal - André Seale


Notícias

21/01/2014 - 16h30

Uso de radares em rodovias diminuem mortes de animais silvestres

 
 

A+

A-

Altera o tamanho da letra

 

Radares instalados em estradas sul mato grossense diminuem quantidade de acidentes com animais silvestres no Pantanal. Os radares da BR-262 entre Anastácio e Corumbá, via de entrada para o Pantanal, reduziu pela metade o índice de atropelamento de animais se comparado com anos anteriores onde cerca de três bichos eram mortos por atropelamento a cada dois dias. O trecho conta hoje em dia com aproximadamente vinte redutores de velocidade.

A pesquisa que conduz o número de morte de animais silvestres por atropelamentos é realizada desde 1990 quando eram registradas quatro mortes diárias. Atualmente a pesquisa é acompanhada pelo Instituto Tecnológico de Transporte e Infraestrutura (ITTI) junto com a Universidade Federal do Paraná (UFP), que desenvolve o Programa de Monitoramento de Atropelamentos de Fauna na BR-262 desde 2012.

O engenheiro ambiental Eduardo Mattos, do ITTI já registrou a morte de 610 animais entre serpentes, tamanduá-bandeira, veados, tamanduá-mirim, quatis, capivaras e aves vítimas de atropelamentos na rodovia. Com esses dados o engenheiro do ITTI estimulou a agência regional do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte (Dnit), responsável pela estrada, a instalar os dispositivos de proteção à fauna como os radares em trechos da BR, principalmente no trecho entre Miranda e Corumbá, onde havia mais ocorrências de acidentes, para completar o ITTI sugeriu a colocação de telas e corte da vegetação mais densa que atrapalhava a visibilidades dos motoristas.

A reprodução integral ou parcial de textos e fotos deste portal somente é permitida com créditos para o autor e link para a página de onde foi transcrito. É expressamente proibida a reprodução total ou parcial das fotos das galerias sem a autorização prévia dos fotógrafos, os quais estão devidamente creditados nos nomes das galeriasCaso você seja autor de alguma imagem ou texto publicados neste site e deseja remoção ou correção, clique aqui para preencher o formulário de solicitação.


Receba nossa NewsLetter
Name:
E-mail:
Código de segurança:
->